terça-feira, maio 16, 2006
Rumo à Alemanha...
A relação de convocados para a Copa do Mundo, anunciada ontem pelo técnico Carlos Alberto Parreira talvez seja a mais justa de todos os tempos.
De fato, olhando pelo que poderia ter acontecido, a justiça prevaleceu.
Ou alguém acha que Parreira deveria levar Marcos, goleiro do Palmeiras, machucado e barrar Rogério Ceni? Ou deixar Juninho Pernambucano de fora e levar Alex, que nunca teve na seleção o mesmo desempenho exibido nos clubes?
Na opinião da turma da redação, o único que poderia ter ficado de fora dessa lista é Ricardinho (Corinthians), que não vive uma boa fase.
Outros cortes devem ser festejados com fogos de artifício e morteiros, como o de Roque Junior, sempre disposto a provocar ataques cardíacos nos torcedores mais frágeis.
No mais, é jogar as camisas para o alto e quem pegar entra prá jogar...
sexta-feira, maio 12, 2006
Calando a boca dos críticos
Para a turma paulista, a Copa do Brasil desse ano está incomodando muito.
Afinal, nunca tivemos três times do mesmo estado disputando as semi-finais e o desconforto é visível.
Afinal, para quem estava decretando antes do Brasileirão começar que "com certeza os quatro cariocas serão rebaixados", como fez o Benjamim Back, torcedor corintiano travestido de jornalista, é uma desgraça observar que os times cariocas vão bem, obrigado.
O jogo de ontem no Maracanã, entre Vasco e Fluminense foi, de uma certa forma, a redenção do futebol carioca. Com certeza, se o maior estádio do mundo estivesse com toda a sua capacidade liberada, o público seria comparável aos dos bons tempos das décadas de 70 e 80.
Mas mesmo assim foi um jogão e a vitória do Vasco não decidiu nada.
Da mesma forma que o Vasco ganhou, o time do Flu tem todas as condições de reverter o quadro.
Brasileirão 2006 - 4ª rodada
A quarta rodada reservou algumas surpresas e a consolidação do futebol carioca.
Lembrabdo que, se o campeonato terminasse, Santos, Flu, Inter e São Paulo estariam na Libertadores e Vasco e Flamengo na Sul-Americana.
O Corinthians, Grêmio, Santa Cruz e Palmeiras - dois paulistas, vejam só - estariam rebaixados.
Fluminense - O tricolor assustou sua torcida no sábado. No Maracanã, começou em marcha lenta e deu sorte que o ataque do time do Paraná é simplesmente aterrador. Tivessem um mínimo de habilidade e poderiam ter virado o primeiro tempo perdendo de 2 a 0. Mas como quem não faz, leva, a vitória do Flu acabou premiando o time bem mais qualificado. Com dez pontos, o Flu vai para o segundo lugar. Pega o Figueirense, fora e depois o Santos, no Maracanã.
Se arrumar quatro pontos, terá grandes chances de manter-se entre a turma da Libertadores.
Vasco - Após a boa vitória no sul sobre o time do Grêmio, o time das caravelas foi para a sexta posição, com oito pontos. Com um time equilibrado, aonde reservas e titulares se equivalem, o time é um dos quatro invictos do Brasileirão - os outros são Santos, Flu e Internacional.
O Vasco tem um jogo chato, contra o Goiás, fora. Depois pega o Corinthians em São Januário. Como o time está focado na Copa do Brasil, obter dois pontos pode ser considerado uma boa.
Flamengo - A vitória sobre o Botafogo, no clássico de domingo, veio em boa hora. Noves fora o gol ter saído numa jogada absolutamente fortuita, o que valem são os três pontos.
Assim, na oitava posição, o Fla agora enfrentará o Fortaleza no domingo no Maracanã e encara o Cruzeiro, no Mineirão.
Tem todas as chances de obter quatro ou seis pontos, indo brigar com a turma que vai à Libertadores. Agora é torcer para que um desastre na Copa do Brasil não derrube o ímpeto rubro-negro.
Botafogo - A derrota para o Fla já trouxe do volta os velhos tormentos ao time do canil. O técnico Carlos Roberto, antes bestial - durante os festejos do título estadual - virou uma besta. Ruy, o lateral cabeção, já voltou a perder a linha e acusar os companheiros de corpo mole, enfim, um horror! No sábado, o Botafogo terá um jogo traiçoeiro: o Grêmio, no Maracanã. É aquela história de brigar com bêbado: se bater, não fez mais do que obrigação, mas se perder...
Depois pega o Juventude na serra gaúcha.
Ruim de tudo, precisa ganhar uns três pontos.
Brasileirão 2006 - 3ª rodada
O futebol carioca prossegue surpreendendo e se firmando como o melhor do Brasil.
Confira a análise do melhor jornal esportivo do nono andar.
Em tempo: Se o campeonato acabasse hoje, um carioca estaria na Libertadores (Fluminense), um na Sul Americana (Vasco) e dois paulistas rebaixados (São Caetano e Palmeiras).
Fluminense - É verdade que o empate com o time recheado de reservas do time das caravelas teve uma sabor amargo para o tricolor. Afinal, uma vitória faria o Flu assumir a liderança isolada do Brasileirão, abrindo dois pontos do segundo colocado.
Mas vida que segue e nessa quarta-feira o Flu pode carimbar a passagem para a semi-final da Copa do Brasil diante do Cruzeiro, no Maracanã.
Se conseguir, arma a festa para o jogo de sábado, contra o Paraná, no mesmo local.
Deve ganhar, pois o Paraná fora de casa perdeu para o Juventude.
Nesse caso, o Flu começa a consolidar boa posição entre a turma que irá à Libertadores.
Vasco - Com cinco pontos ganhos, na oitava posição, o início do campeonato desse ano tem sido bem diferente de edições passadas. O jogo de domingo, no qual levou a campo um time de reservas, até que acabou sendo positivo. Afinal, arrancou um empate de um dos líderes e encheu o grupo de motivação. Só que no domingo, no jogo da TV, terá um adversário mordido.
O Grêmio jogará em casa, com uma trajetória de uma vitória e duas derrotas, sendo a última um sacode do Paraná, por 5 a 2.
Nessas condições, um empate não será mal resultado.
Antes, pega o Volta Redonda na quinta-feira e tem tudo para avançar na Copa do BRasil.
Botafogo - O time do canil foi atropelado pelo Atlético-PR em pleno Maracanã e novamente os questionamentos sobre o elenco voltaram. Até Rui Cabeção, o lateral marrento, foi vaiado. A volta de Sergio Manoel, embora vista com desconfiança pelos experts de plantão, pode resolver o problema de distribuição de jogo no meio campo. A questão é o preparo físico do elemento.
O Botafogo tem um jogo de tudo ou nada no domingo. O Fla vem numa trajetória oscilante e tanto pode surpreender o Fogão como levar uma goleada. É um jogo complicado.
Flamengo - A derrota para o Internacional não seria nada surpreendente, apesar deles terem entrado com vários reservas. Mas o juiz realmente prejudicou o Fla, numa tarde que Obina até que estava enganando como jogador de futebol. O risco para o Fla é que Fernando Lambão voltou à zaga e existe um jogo maroto na quarta-feira contra o Atlético-MG. Se ocorrer uma hecatombe e o Fla perder, o jogo de domingo terá gosto de sangue.
Brasileirão 2006 - 2ª rodada
O melhor informativo esportivo traz as melhores novidades da 2ª rodada do Brasileirão. Lembrando a imprensa paulista que, se um meteoro gigante colidisse com o nosso planeta e o campeonato terminasse hoje, o Fluminense seria o campeão e Figueirense, Santos e Vasco estariam na Libertadores. Além disso, Paraná, Santa Cruz, Atlético-PR e Palmeiras seriam rebaixados. Ou seja: Um carioca campeão, outro na Libertadores e um paulista rebaixado.
Fluminense - Líder invicto do campeonato brasileiro, o Flu ganhou do Goiás no sábado e continuou líder após os jogos de domingo. No entanto, terá uma semana complicada, pois encara no meio da semana o Cruzeiro, no Mineirão, pela Copa do Brasil. Depois, jogará o clássico contra o Vasco - Maracanã? São Januário? O deputado está brigando - no qual um empate pode ser um bom resultado.
Vasco - O segundo melhor colocado entre os cariocas ganhou bem da Ponte Preta, em Campinas, sobretudo graças a falha bisonha do goleito da Ponte. O contra ataque, de pé em pé, foi concluído com o belo chute de Morais, de primeira. Mas ainda há o que melhorar, pois Valdiram continua jogando de cabeça baixa e perdendo gols incríveis. A exemplo do Flu, joga pela Copa do Brasil no meio de semana, contra o Volta Redonda. Joguinho encardido, pois em caso de derrota, chegará com moral baixa no jogo contra o Flu.
Botafogo - O empate contra o Paraná acabou saindo melhor do que a encomenda, pois até penalti os zome perderam. O time sente muito a ausência de Lúcio Flávio, pois Dodô acaba ficando isolado lá no ataque. Para completar o lateral com a maior cabeça do mundo não jogou e a coisa complicou. Ao contrário dos demais cariocas, não joga a Copa do Brasil, só voltando no sábado contra o Atlético-PR no Maracanã. Um bom jogo para se levantar, contra um dos últimos colocados. Tem tudo para ganhar e se animar para o clássico do outro domingo, contra o Flamengo.
Flamengo - Mais uma vez Renato provou ser um bom cobrador de faltas e com um morteiro abriu o placar para o Flamengo conseguir sua primeira vitória no Brasileirão. Menos mal que o Fla fez o dever de casa: não perder pontos em casa é vital para que o tormento do ano passado não se repita. O time não foi essa brastemp toda, mas diante do time do Juventude foi o bastante, pois o time gaúcho passa a impressão que só joga bem no alto da serra. No meio da semana o Flamengo vai jogar contra o Atlético-MG, aqui no Maracanã, pela Copa do Brasil. É bom ganhar, pois o jogo do Brasileirão no final de semana é lá no Beira-Rio, contra o Internacional.
Brasileirão 2006 - 1ª rodada
Está de volta o seu, o meu, o nosso informativo esportivo mais amado e idolatrado. Analisando a primeira rodada do Brasileirão, não podemos deixar escapar a oportunidade ímpar de registrar que seremos os primeiros a registrar a frase mais genial da imprensa esportiva: "Se o campeonato brasileiro terminasse hoje, estariam rebaixados Flamengo, Fortaleza, Paraná e Corinthians".
Fluminense - Apesar do goleiro com nome de político neo-liberal, o Flu venceu bem o Atlético Paranense, jogando lá na Arena. O Flu começa bem o Brasileirão, arrancando três pontos e se prepara agora para o jogo de sábado, no Maracanã, contra o Goiás, às 18h10. Destaque para o gringo Petkovic, na bela jogada do segundo gol.
Botafogo - A magra vitória sobre o Fortaleza pode ter deixado alguns torcedores ressabiados, mas o importante é a vitória e os três pontos. O destaque positivo fica para Dodô, autor do gol único do jogo e o destque negativo, fica para Ruy, o lateral cabeção, que confunde raça com violência. Expulso mais uma vez, está na hora de levar uma puxão de orelhas pelo jeito estabanado que entra nas divididas. O Fogão joga domingo contra o Paraná - um dos quatro rebaixados se o campeonato terminasse hoje - no Pinheirão.
Vasco - O empate contra o Internacional em casa não deveria ser considerado um bom resultado, pois é importante ganhar os jogos em seu estádio, mas na maré atual em que pé de burro é mocotó, ficou de bom tamanho. Domingo o Vasco tem que arrancar, na pior das hipóteses, um empate contra o Flu. É bom Valdiran mudar o repertório de dribles, porque ninguém aguenta mais aquelas pedaladas estilo "robinho paraguaio".
Flamengo - Quem mandou apostar em Fernando? O zagueiro funkeiro foi o destaque negativo do jogo, ao tentar inventar na frente do Mineiro, que tomou-lhe a bola e sofreu penalti. Com a derrota, o Mengão seria um dos quatro rebaixados se o campeonato terminasse hoje. O Diego Silva não renceu nada e ainda teve o desprazer de ser substituído por Obina, o "homem-acarajé". Domingo o Fla encara o Juventude no Maracanã, às 16h.